Cenário de investimentos aponta retomada do crescimento de Macaé
Na última semana, o chefe do Executivo agradeceu ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, por incluir o Terminal Portuário de Macaé (Tepor) nas prioridades da sua gestão para os próximos 180 dias. A iniciativa do governador vem ao encontro das medidas tomadas pelo município com vistas à retomada do desenvolvimento local, com consequente geração de empregos e renda. Em dezembro, Dr. Aluizio sancionou o Projeto Avança Macaé (Lei Complementar 03/2018) que tem como meta garantir a injeção de novos recursos e investimentos nas atividades do município.
E a sinalização de retomada do crescimento não para por aí. Macaé é o único município do interior que está entre as 20 melhores cidades do país para fazer negócios. A Capital Nacional do Petróleo ocupa a terceira posição do ranking, entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro com maior potencial de investimentos. Na 17ª colocação de 2018 da Revista Exame, Macaé vem se reafirmando como protagonista no cenário de óleo e gás nacional. A pesquisa se baseia nos indicadores de desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura.
O estudo destaca regiões do país com maior oportunidade de crescimento e atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis. No balanço de 2018, Macaé ocupa posição de destaque na arrecadação de royalties. Terceiro no estado, o município é o primeiro no Norte Fluminense, com R$ 534,3 milhões em todo ano passado.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Gustavo Wagner, desde o segundo semestre do ano passado, a oferta de empregos na área de construção, montagem e manutenção no segmento offshore tem sido constante. “A absorção de homens de área, caldeireiro, taifeiro, solda e automação tem sido o perfil de vagas nesse setor. Além disso, já no primeiro trimestre de 2019, existe a expectativa do início da obra da termelétrica dois, sendo a primeira do conjunto de termelétricas que compõem a retroárea do Tepor”, frisa o secretário.
O assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, representante da Comissão de Licenciamento Municipal, afirma que o mercado imobiliário empresarial está em recuperação. “O empreendedor está desarquivando seus projetos e, também, lançando novos produtos. A motivação é a retomada da economia. O estoque, produzido em 2014 e 2015, por exemplo, já está sendo consumido, por isso, o retorno da produção”, explica Rodrigo.
Obras do Aeroporto fomentam turismo de negócios e lazer
Atualmente, as obras de reforma estrutural da pista do Aeroporto vão garantir o aumento do PCN (Paviment Classification Number), que permitirá o retorno dos voos comerciais, através da operação de aeronaves que trafegam hoje nas rotas aéreas regionais. Os trechos em reforma irão ampliar a referência de resistência da pista para ATR 72 (70 passageiros), com previsão de entrega para primeiro trimestre de 2019. A expectativa é liberar a pista para operação e o processo de certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil irá acontecer em paralelo.
O Aeroporto de Macaé está entre as 12 unidades do país que tiveram sua concessão aprovada pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI), com a definição de regras do leilão de três blocos. O bloco Sudeste inclui o Aeroporto de Macaé e Vitória (ES). O prazo de concessão é de 30 anos.
Além de atender a exploração e produção offshore de petróleo e gás da Bacia de Campos, a reforma da pista do aeroporto também fomentará o turismo de lazer, atraindo mais turistas por conta das belezas naturais de Macaé que envolvem serra, mar e lagoas.
Belezas Naturais reconhecidas mundialmente
A cidade, que já é reconhecida mundialmente pelo turismo de negócios, tem atraído, cada vez mais, visitantes para conhecer suas belezas naturais que ganharam destaque nacional e internacional pelo Ministério do Turismo. O reconhecimento do município como destino turístico foi divulgado em duas línguas, inglês e espanhol, na página Visit Brasil, no Facebook. O post enaltece o litoral macaense, com 23 quilômetros de costa, com várias praias para explorar. A divulgação frisa ainda que o local é “perfeito para desfrutar com a família e amigos”.
No ano passado, o Ministério do Turismo (MTur) colocou Macaé no topo do ranking do turismo nacional. A cidade tem um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, com cerca de quatro mil quartos. O município subiu da categoria B, em 2017, para a categoria A. A rede hoteleira conta com, aproximadamente, 10 mil leitos para hospedagem, distribuídos em 100 hotéis e pousadas. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba.
Fonte: Prefeitura de Macaé
Jornalista: Tatiana Gama
Foto: Rui Porto Filho – Arquivo Secom